Um dia mais do que especial para os descendentes de italianos, e também para aqueles que nutrem amor pela cultura italiana. 21 de fevereiro é o Dia Nacional do Imigrante Italiano, uma homenagem justa a esse povo que contribuiu e contribui com o crescimento do Brasil.
Na época que o Brasil era ainda um Império, chegaram aqui em 1874 um grande contingente de pessoas vindas da Itália, que na época, não era nem de longe o país desenvolvido de hoje, pois era um país recém-unificado que ainda enfrentava enormes desafios. O Brasil, por outro lado, sofria pressões para acabar com a escravidão, e já se patrocinava a vinda de imigrantes, não só da Itália, como de outros países. Era o início também do ciclo do café, que estava forte nesse período.
Mas nem tudo foi flores. Em alguns momentos, os imigrantes sofreram bastante, sendo em algumas fazendas até tratados em condição de escravos.
Os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Espírito Santo foram os estados que mais receberam imigrantes italianos, que também foram para outros estados do Brasil.
A chegada desse grupo, ocorrido em 21 de fevereiro de 1874, marcou o início da grande imigração, em massa, da Itália para o Brasil. Essa data comemorativa foi instituída pela Lei nº 11. 687/2008, fruto de um projeto de lei do então deputado federal, ítalo capixaba, saudoso Gerson Camata.
A imigração italiana é um tema recorrente até mesmo em novelas, como as famosas "O Rei do Gado", "Terra Nostra" e "Esperança".
Hoje, no Brasil, temos grandes nomes da Arte, Cultura, Política, Esporte, que são descendentes de italianos. A língua italiana também é muito conhecida. Se os colonizadores trouxeram o português, os imigrantes trouxeram a bela língua italiana.
Aqui, vai uma humilde homenagem do blog CULTURA ITALIANA a esses imigrantes que tanto contribuíram e contribuem com o Brasil. Estendemos as homenagens inclusive aos imigrantes de diversas outras nações que escolheram o Brasil como sua nova casa.





No dia 22 de janeiro, uma cerimônia solene marcou os 80 anos da queda da aeronave do Tenente Aviador Aurélio Vieira Sampaio, piloto do 1° Grupo de Aviação de Caça abatido em combate durante a Segunda Guerra Mundial. O evento, realizado no norte da Itália, foi organizado pela Adidância de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália em parceria com a Prefeitura de Rodano, cidade onde o militar brasileiro perdeu a vida em 1945.
Um momento de silêncio, acompanhado pelo toque de corneta, trouxe ainda mais emoção à solenidade, evidenciando o respeito e a admiração pelo sacrifício do aviador brasileiro.
Além disso, cerca de 40 estudantes e professores do ensino médio de Rodano participaram da cerimônia, que também teve caráter educativo, destacando a importância histórica da atuação da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial.
Nascido em 31 de maio de 1923, em Aracaju (SE), o Tenente Aurélio Vieira Sampaio foi abatido, aos 21 anos, na sua 16ª missão de combate sobre a Itália. Após atacar locomotivas ao norte da cidade de Milão, seu caça P-47 Thunderbolt foi atingido por disparos da artilharia antiaérea. O local exato da queda foi determinado graças à pesquisa realizada por Diego Vezzoli, da Associação Air Crash Po, e por Rafaele Serio, da empresa Leonardo.













