sábado, 1 de fevereiro de 2025

Itália, um país parlamentarista

 

Sérgio Mattarella, presidente da República Italiana desde 2015.

Muitos que estão acostumados a ver no Brasil um sistema presidencialista, acreditam que Giorgia Meloni é presidente da Itália. Ela é presidente, mas do Conselho de Ministros, correspondente ao cargo de primeiro-ministro. O presidente da Itália mesmo é Sérgio Mattarella. Sérgio é o décimo segundo presidente da história da República Italiana, sendo o que está há mais tempo no cargo (esse ano completa dez anos que assumiu a Presidência). 

Giórgia Meloni, primeira-ministra da Itália desde 2022. 

Perde seu tempo quem procura na lista de presidentes nomes como Sílvio Berlusconi, Aldo Moro ou Benito Mussolini, o ditador. Esses foram primeiro-ministros. Inclusive, o cargo é mais antigo que o de presidente, pois já existe desde o Reino da Itália. Mussolini, inclusive, foi primeiro-ministro quando a Itália ainda era uma monarquia, sob o reinado de Vitório Emanuelle III.  

O presidente é o chefe de Estado, e tem mandato de sete anos, com direito à reeleição. Já o primeiro-ministro é o chefe de Governo, e seu mandato não tem duração definida, podendo ser curto ou longo, dependendo da situação política. 

Esse mesmo sistema - parlamentarista - é adotado em outras nações, como Alemanha e Inglaterra. Já nos países presidencialistas, como Estados Unidos e Brasil, o presidente compartilha as funções de chefe de Estado e chefe de Governo, sendo uma só pessoa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia 21 de fevereiro - Dia Nacional do Imigrante Italiano

 Um dia mais do que especial para os descendentes de italianos, e também para aqueles que nutrem amor pela cultura italiana. 21 de fevereiro...