Roma, a capital da Itália, tem uma história milenar. É impossível não se encantar com a mistura de modernidade e antiguidade que caracterizam a bela capital italiana. Roma já foi tudo: província, república, império, reino, e hoje é uma cidade, por sinal, encantadora.
Roma ainda tem uma característica peculiar que nenhuma outra cidade do mundo tem: é a única cidade do mundo que tem um país inteiro dentro dela. O Estado do Vaticano, menor país do mundo e sede da Igreja Católica, ocupa um quarteirão de Roma.
Além de capital da Itália, Roma é também capital do Lácio (região, que no Brasil corresponde a estado). Como a Itália é unitária, a capital não é separada em um distrito federal, como acontece nos países federalistas (exemplo de Brasília, no Brasil).
As histórias tradicionais transmitidas pelos próprios antigos romanos explicam a história mais antiga de sua cidade em termos de lendas e mitos. O mais familiar desses mitos, e talvez o mais famoso de todos os mitos romanos, é a história de Rômulo e Remo, os gêmeos que foram amamentados por uma loba. Eles decidiram construir uma cidade, mas depois de uma discussão, Rômulo matou seu irmão e a cidade tomou seu nome. De acordo com os análogos romanos, isso aconteceu em 21 de abril de 753 a.C. Esta lenda tinha que ser reconciliada com uma tradição dupla, estabelecida anteriormente, que o refugiado de Tróia, Enéias, escapou para a Itália e criou a linhagem dos romanos através de seu filho Iulo, o homônimo da dinastia julio-claudiana.
Roma hoje tem a população total de 2 860 009 habitantes, em uma área de 1 285 km². Sua população metropolitana chega a 4 342 212 habitantes.
Veja alguns pontos turísticos para visitar na Cidade Eterna:
- Coliseu
- Fórum Romano
- Panteão
- Fontana de Trevi
- Piazza Navona
- Vaticano
- Capela Sistina
- Castelo de Sant`Angelo
- Piazza di Spagna
- Trastevere
- Vila Borghese
- Catacumbas, Necrópoles e Criptas
- Piazza del Popolo
- Arco de Constantino
- Campo de’ Fiori
- Circo Maximus
- Termas de Caracalla
- Campo de Marte
- Palatino
- Basílica e Praça de São Pedro
Nenhum comentário:
Postar um comentário