quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Artista conta histórias da Itália em seus desenhos e escritos


Morador de Pernambuco, Valdenes Guilherme da Silva, de 42 anos, que também é o principal redator deste blog, nutre uma paixão pela cultura e história italiana que marca seus escritos principais, "Rompendo Distâncias" e "Amor e Vitória". Em ambas as histórias, a Itália está presente de uma forma ou de outra. 

Imagem de IA retratando a chegada dos personagens italianos no interior de Pernambuco

Em "Rompendo Distâncias", o escritor divide a Itália com sua terra natal, já que a fictícia cidade de Lagoa da Italianinha seria uma cidade localizada no agreste de Pernambuco e fundada por imigrantes italianos. Mas essa não é a única referência à Itália nessa história, que é ambientada entre o Século XVIII e os dias atuais: ele também criou núcleos de imigrantes italianos em São Paulo (bairro da Bela Vista, conhecido como Bixiga), além de ter quatro núcleos na Itália: Roma, Siena, Tirano e Verona, esta sendo a principal, de onde teria saído os fundadores de Lagoa da Italianinha. Nessa história, são relatadas algumas partes da história da Itália, como a imigração para o Brasil e a era da ditadura de Mussolini. 

Imagem de IA retratando a fictícia cidade de Vitoriana.

Em "Amor e Vitória", a Itália está presente de forma total, pois ela é ambientada no Século I, no Império Romano, na fictícia Vitoriana, que seria uma cidade vizinha a Nápoles, nas proximidades do vulcão Vesúvio, no período dos imperadores Vespasiano, Tito e Domiciano, época que aconteciam o crescimento do Cristianismo (incluindo perseguições), a erupção do Vesúvio e a queda de Jerusalém. 

As histórias são escritas em blogs e perfis de Instagram. "Rompendo Distâncias", escrita em português, é encontrada no https://rompendo-distancias.blogspot.com/

Já "Amor e Vitória" é escrita em italiano e deve ser acessada em https://amoreevittoria.blogspot.com/

Os perfis no Instagram: @rompendodistancias2020 (português) e @amoreevittoria2023 (italiano). 

Desenho da personagem Rosário, uma cantora italiana que moraria em Lagoa da Italianinha

Valdenes também está escrevendo um livro com as histórias da série Rompendo Distâncias, uma história que começa em 1776 e vai até o ano atual. Valdenes busca parceiros para poder lançar seu livro em breve, e também pode contribuir pelo pix noticiasnetpe@gmail.com. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia 21 de fevereiro - Dia Nacional do Imigrante Italiano

 Um dia mais do que especial para os descendentes de italianos, e também para aqueles que nutrem amor pela cultura italiana. 21 de fevereiro...