Morador de Pernambuco, Valdenes Guilherme da Silva, de 42 anos, que também é o principal redator deste blog, nutre uma paixão pela cultura e história italiana que marca seus escritos principais, "Rompendo Distâncias" e "Amor e Vitória". Em ambas as histórias, a Itália está presente de uma forma ou de outra.
![]() |
Imagem de IA retratando a chegada dos personagens italianos no interior de Pernambuco |
Em "Rompendo Distâncias", o escritor divide a Itália com sua terra natal, já que a fictícia cidade de Lagoa da Italianinha seria uma cidade localizada no agreste de Pernambuco e fundada por imigrantes italianos. Mas essa não é a única referência à Itália nessa história, que é ambientada entre o Século XVIII e os dias atuais: ele também criou núcleos de imigrantes italianos em São Paulo (bairro da Bela Vista, conhecido como Bixiga), além de ter quatro núcleos na Itália: Roma, Siena, Tirano e Verona, esta sendo a principal, de onde teria saído os fundadores de Lagoa da Italianinha. Nessa história, são relatadas algumas partes da história da Itália, como a imigração para o Brasil e a era da ditadura de Mussolini.
![]() |
Imagem de IA retratando a fictícia cidade de Vitoriana. |
Em "Amor e Vitória", a Itália está presente de forma total, pois ela é ambientada no Século I, no Império Romano, na fictícia Vitoriana, que seria uma cidade vizinha a Nápoles, nas proximidades do vulcão Vesúvio, no período dos imperadores Vespasiano, Tito e Domiciano, época que aconteciam o crescimento do Cristianismo (incluindo perseguições), a erupção do Vesúvio e a queda de Jerusalém.
As histórias são escritas em blogs e perfis de Instagram. "Rompendo Distâncias", escrita em português, é encontrada no https://rompendo-distancias.blogspot.com/
Já "Amor e Vitória" é escrita em italiano e deve ser acessada em https://amoreevittoria.blogspot.com/
Os perfis no Instagram: @rompendodistancias2020 (português) e @amoreevittoria2023 (italiano).
![]() |
Desenho da personagem Rosário, uma cantora italiana que moraria em Lagoa da Italianinha |
Valdenes também está escrevendo um livro com as histórias da série Rompendo Distâncias, uma história que começa em 1776 e vai até o ano atual. Valdenes busca parceiros para poder lançar seu livro em breve, e também pode contribuir pelo pix noticiasnetpe@gmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário